Apresentação

 

O Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é uma equipa de investigação e prestação de serviços, constituída em 2001, vocacionada para o desenvolvimento de estudos e metodologias nos domínios da inventariação, monitorização e conservação de fauna e flora, integridade dos ecossistemas e modelação ecológica. Esta equipa encontra-se integrada no Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas (CITAB) com sede na Escola Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA) da UTAD.

Banner2_siteLEA.png

Na vertente prestação de serviços no domínio da monitorização ecológica, o LEA é constituído por um corpo de técnicos próprio com formação específica em Biologia, Ecologia e Ambiente, com a logística e os recursos técnicos e materiais necessários para monitorizar os principais biótopos terrestres nacionais, com especial destaque para o estudo das componentes Fauna (mamofauna incluindo quirópteros, avifauna, herpetofauna e macroinvertebrados), Flora e Habitats.

Na vertente investigação científica, os investigadores do LEA, com formação avançada nas áreas da Biologia, Ecologia e Ordenamento Biofísico do Território, têm desenvolvido a sua actividade no âmbito da avaliação da integridade ecológica de ecossistemas naturais, semi-naturais e agroecossistemas, bem como na concepção de ferramentas de previsão (modelos ecológicos e metodologias estocástico-dinâmicas) com aplicação na gestão e conservação dos ecossistemas e de espécies alvo.

O LEA tem desenvolvido trabalho na área dos Estudos de Inventariação e Monitorização Ecológica, Impacte Ambiental, Acompanhamento Ambiental e Conservação de Recursos Faunísticos e Florísticos, com mais de 60 projectos executados e em curso nestes domínios, envolvendo mais de 30 entidades diferentes. A actividade do LEA tem gerado neste período dezenas de publicações científicas nacionais e internacionais, capítulos de livros e patentes.