ligações

 
 
LEA_UTAD.png

Universidade de trás-os-montes e alto douro

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro nasceu, com tal estatuto, em 1986, embora no seu historial credite também toda uma valiosa herança colhida no “velho” Instituto Politécnico de Vila Real, que em 1973 foi criado nesta cidade.
Este Instituto assumiu um papel relevante contribuindo para o desenvolvimento regional. Daí que, em Setembro de 1979, tenha sido criado o Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro, e que, menos de dez anos depois, em face do reconhecimento universal da sua intensa atividade dos domínios do ensino e da investigação científica e tecnológica, o Governo transformasse o Instituto Universitário em Universidade. Hoje a UTAD é reconhecida como um importante ponto de referência no sistema universitário português.
De acordo com os seus Estatutos, esta Universidade, que tem como objetivos fundamentais o Ensino, a Investigação, a Extensão e Apoio à Comunidade, deverá constituir um Centro de Excelência para a educação permanente e para a criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia.
A UTAD tem o seu próprio espaço no seio do ensino superior em Portugal pois contribui para que as carências detetadas quanto a cursos de interesse nacional sejam satisfeitas, escolhendo áreas ainda não esgotadas quanto ao mercado de trabalho.
A flexibilidade da UTAD, demonstrada pela sua capacidade de se adaptar a novas situações, conciliando os meios disponíveis com a modernidade do ensino e sendo capaz de propor novas formas de aprendizagem e de transmissão científica, é prova irrefutável da sua vitalidade.
É esta vitalidade que justifica a sua afirmação no seio da Universidade Portuguesa.

www.utad.pt


Centro de investigação e de tecnologias agro-ambientais e biológicas

The scope of CITAB is focused on the agro-food and forestry systems using the production-chain approach as a whole. It is composed of a multidisciplinary team with expertise ranging from fundamental sciences such as biology and chemistry to agronomists, forestry engineers and ecologists. The group benefits from the input of other scientific experts in the fields of mathematics, physics, technological engineering and engineers.
The novelty of CITAB relies exactly on the inclusion of these other expertise in our centre, bringing new solutions and maximization of the resources and a higher added value in the development and upgrading of the agriculture and forestry production chains. To cover vertical studies in all the systems the foci for the new centre were divided into three areas: Ecointegrity, Sustainable Agro-food Chains and Biosystems Engineering.With this structure we envisaged a more homogeneity and interaction, when approaching the production chain concept in which the climate effects right through the quality of the final plant products and the inputs from engineering, modelling and remote sensing technologies have a relevant and innovative role.

www.citab.utad.pt

citab_port.png

ECVA.jpg

Escola de Ciências da Vida e do Ambiente

A ECVA tem como missão fundamental valorizar a atividade dos seus docentes, investigadores e do pessoal não docente, visando proporcionar uma sólida formação intelectual e profissional aos seus estudantes, sustentada em investigação e desenvolvimento de excelência nas ciências da vida e do ambiente, contemplando a criação, valorização e difusão de conhecimento e de tecnologia. A ECVA assume como objetivos estratégicos a oferta de ensino de qualidade, a investigação de referência, a modernização e cultura de transparência e a atratividade.
A ECVA integra os departamentos de Biologia e Ambiente, de Desporto Exercício e Saúde, de Genética e Biotecnologia, de Geologia e de Química e acomoda quatro centros de investigação financiados pela FCT: Centro de Química de Vila Real (CQ-VR), Centro de Genómica e Biotecnologia (IBB-Laboratório Associado), Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) e Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), juntamente com investigadores de outras escolas e instituições.

www.ecva.utad.pt